quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

CRÔNICA DA SEMANA:

TIJUCA, TODA PODEROSA DO CARNAVAL CARIOCA
João Pedro Roriz*

Nunca fui no Borel, mas sou tijucano de coração. Todos os anos, canto os samba-enredos, já fui destaque e autor de enredo da escola, mas nunca fui no Borel... não parece um pouco de hipocrisia? Para o meu consolo, metade dos cartolas da escola jamais colocou os pés no morro... muito menos a enorme maioria de musas e artistas que desfila pela escola na Sapucaí.

Ano passado, achei que fôssemos cair... foi fraquinho! Mas esse ano, meu Deus... que coisa absolutamente fantástica. A mágica da Comissão de Frente valeu por toda a escola, que estava linda.

Agora, diante de tanta nota 10, fico meditabundo... Que ano maravilhoso para esse carioca de sangue quente: Mengão campeão nacional e Tijuca vencedora do Carnaval carioca! 2010 começou muito bem.

Mas, deixa eu falar um pouquinho do trabalho de uma vencedora: Fabiana Amorim, Diretora de Marketing da Unidos da Tijuca. Oh, mulher batalhadora, pertencente ao time de campeões que levou a escola a esta primeira colocação no carnaval.

Segundo as boas línguas, o presidente Fernando Horta teria dito: "todos os meses quando eu preparo os cheques para pagamento de pessoal, o da Fabiana é o que me dá mais satisfação". Isso porque a escola não alcançaria essa colocação sem as parcerias com empresas privadas e com as inúmeras atividades remuneradas que a diretora realizou durante todo o 2009.

E claro, a Tijuca de hoje leva a chancela de Paulo Barros. Ainda bem que o carnavalesco deu a volta por cima e teve a tranquilidade e a liberdade de trazer novidades para a avenida. Há quanto tempo não perdemos o fôlego com um desfile? A última vez que me empolguei dessa maneira foi quando o homem voador do Joãozinho Trinta atravessou a avenida vestido de pássaro e quando Carlinhos de Jesus ressucitou Cartola na Comissão de Frente da Mangueira.

Esse é o resultado de uma diretoria poderosa, com olhar perspectivo, aliado a um gênio criativo! Mais do que merecido esse primeiro lugar, mostrando que o Carnaval carioca não é um jogo de cartas marcadas.É poesia, arte, papel e cola, sentimentos, intelectualidade e emoção... acima de tudo e de todos! Nunca coloquei os pés no Borel, mas o amo, e o saúdo! Parabéns Unidos da Tijuca!


*João Pedro Roriz é escritor e jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPEDIENTE:

Este blog é parte integrante do site corujaodapoesia.com

Mantido por Natália Parreiras.