domingo, 7 de novembro de 2010

ORGANISMO LANÇA FLUXO NO CORUJÃO DE NITERÓI



ORGANISMO, formado por Shala Andirá, Línox e Roberto Pontes, apresenta nesta segunda, no Corujão da Poesia de Niterói, FLUXO - finalista do Festival Internacional Poesia ao Vídeo da Fliporto 2010 e 2º colocado na votação popular,com mais de 86 mil votos pela internet.
Recentemente, o trio fez a 80ª apresentação em comemoração ao 1 ano de formação no MOLA - Circo Voador. Em 12 de novembro, embarca para Olinda para receber o prêmio na Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas.

Assista ao FLUXO
http://www.youtube.com/watch?v=D1N5P9VXH88

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

15 de outubro dia dos professores!



Como todos nós sabemos, hoje é o dia que se comemora (em especial) o dia dos professores, todas as comemorações e dias de alguém ou de alguma profissão tem relevância sim, mas em especial o dia dos professores é uma data a ser comemorada, por que é uma profissão a ser admirada, não só hoje mas todos os dias devemos pensar nesses seres que dedicam a vida para ensinar, passar conhecimento. Em toda nossa vida nos deparamos e precisamos desses seres, que são pessoas mais que especiais, quase tudo o que sabemos foi um professor que ensinou.
A frente do corujão temos 2 mestres, João e Natália, pra quem não sabe, eles são professores. Se dedicam as pessoas. 
Professores são seres de muita luz, estão preocupados sempre com a evolução de seus alunos, se brigam, é por que querem o bem, querem sempre que sejamos alguém especial, por que para os professores, todos nós somos especiais, cada aluno tem uma importância, alguns professores tem seus alunos como verdadeiros filhos, passam mais tempo com os alunos do que com a própria família.
Infelizmente não recebem o verdadeiro valor que merecem. Professores, são pais, mães, amigos, psicólogos, irmãos. São as pessoas que nos apaixonamos por admirar e ainda não definir os sentimentos. São nossos mestres, que queremos um dia ser igual, mesmo que mudamos conforme o tempo passa, na vida de todos há um professor que foi um grande exemplo.
Parabéns a todos os professores por hoje e todos os dias!

Música

Amiga Professora (Carrossel)

Foi você que ensinou o que hoje sei
Me mostrou o caminho e como fazer para ser feliz
Tudo fica tão bom, doce como mel
Faz a escola até parecer um pedacinho do céu

Toda vez que eu precisei você me deu a mão
Sempre abrindo seu coração, por isso eu amo você

Professora, por que é que tem que ser assim?
Num ano me ensina tudo e no outro ano te afastam de mim
Professora, que corrige os erros meus
Me ensina a dizer te amo
Mas não me ensine o que é adeus.

história da comemoração dessa data:


Postado por: Karina Adlin

CORUJÃO DA POESIA no TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO!

"No dia 15/10, o Corujão da Poesia e da Música-Universo da Leitura realiza uma edição especial noTRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO, no Centro, na Rua Erasmo Braga - Quarto Andar, às 16 horas, na Escola de Administração Judiciária-ESAJ. Esperamos por você e sua manifestação artística. Entrada franca!!!
No dia 16/10, o nosso compromisso é com a COLISÃO LITERÁRIA , um evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu. Veja a programação no flyer abaixo. É um tremenda dica cultural para o seu sábado. Vamos lá!!!"




Postado por: Karina Adlin

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Domingo tem o lançamento do cavaleiro dos Sonhos, na Livraria Nobel Downtown -Barra às 17 horas.


Postado por: Karina Adlin

Portal GloboRadio e Planeta Voluntários iniciam parceria virtual

"A Solidariedade Toca Aqui...
Portal GloboRadio e Planeta Voluntários iniciam parceria virtual
 O Portal GloboRadi o criou uma rádio exclusiva para o site planeta voluntários com músicas de artistas engajados ou com mensagens por um mundo melhor. Na lista estão U2, Gilberto Gil, Michael Jackson entre outros artistas. O objetivo é criar uma trilha sonora temática para quem navega no site entrar no clima das causas sociais. O banner do Portal também vai ter um destaque especial no planeta voluntários e vice-versa.
 O Portal GloboRádio reúne as rádios tradicionais Beat98, CBN, BHfm e Rádio Globo, além de outras 40 emissoras temáticas e as online Multishow FM, Globo FM, Rádio GNT e Rádio Zona de Impacto. Assim, os internautas acessam notícias, especiais musicais, promoções e interagem com as emissoras pelas redes sociais.
 O Planeta Voluntários é um site não governamental, apartidário e ecumênico, criada em maio de 2009 por iniciativa do empresário Marcio Demari, da empresa Demari & Ferreira, sediada em Londrina, Paraná, no Brasil, com a visão de desenvolver a cultura do trabalho voluntário organizado, que levará o serviço voluntariado a auxiliar milhões de brasileiros e entidades que necessitam de todo tipo de ajuda;a missão é a de conectar pessoas, que, através da transformação pessoal e social, destinam-se a construir uma solução justa, pacífica e sustentável para o mundo, refletindo a unidade de toda a humanidade. O site conta com uma Rede Social que cruza as informações dos voluntários com as instituições cadastradas, sendo um elo entre elas.
Planeta Voluntários
Poque Ajudar Faz bem !!!
A maior Rede Social de ONGs e Voluntários do Brasil."

postado por: Karina Adlin

O CORUJÃO RECOMENDA! Cinema.


  Anexo o link do site:

http://www.visoesperifericas.org.br/2010/

Postado por: Karina Adlin

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Semana da Brasilidade. "Canta Gente Boa" em homenagem ao Darcy Ribeiro

A conceituada desenhista de tecido, a dinamarquesa
Pernille Holm está visitando o Brasil pela primeira vez numa ocasião pouco comum.Em parceria com o projeto Canta Gente Boa, Instituto Cultural Brasilis e o projeto Grão, estará visitando a Cidade de Deus (colocando 200 metros de seda na rua, para os moradores e adolescentes se expressarem no tecido).
O resultado será apresentado no show Canta Gente Boa no 
Teatro BNDES, em convênio com o Ministério de Cultura, num desfile de moda incluindo música, dança, poesia e design na semana de brasilidade em homenagem ao Darcy Ribeiro, no mês de Novembro.
A expressão da arte através do trabalho em tecido será realizada nas principais ruas da Cidade de Deus neste final da semana, sábado e Domingo, das 12:00 as 16:00 hs. Todos terão acesso para poderem expor os seus pensamentos no tecido - sobre o título
“Seu Sonho - Sua Voz”.
Pernille Holm se destacou cedo na sua carreira, quando o estilista francês
Christian Lacroix a contratou para criar os tecidos para a sua coleção em Paris. A partir daí a sua carreira a levou em várias viagens internacionais, trabalhando com a ballet real da Dinamarca, City ballet de Nova York, Christian Dior, tecidos para a Rainha da Dinamarca, para vestir ganhadores do Oscar entre outros. Nascida em Tanzánia de pais dinamarqueses, swahili tornou-se a sua primeira lingua da infância. A cultura africana e a sua natureza grandiosa deixou traços profundos na jovem Holm, que até hoje procura a sua inspiração na natureza tanto do homem quando da terra.
Pernille Holm já tem uma extensa experiência trabalhando com todo tipo de tecidos e outros materiais como vidro, areia e minerais - sempre traduzindo o óbvio e o impossível numa linguagem inovadora e surpreendente para o expectador.
O projeto Canta Gente boa é direcionado a jovens entre 12 e 25 anos das periferias brasileiras e dinamarquesas. Um projeto que abrange moda, música, dança, multimídia, performance,multishows, eventos e exposições além de um website ambicioso e internacional. Foco na diversidade cultural dos jovens, e a colaboração como ferramenta para um processo criativo, apontando uma nova base para integração e desenvolvimento.
Através das artes e com recursos de comunicação eficientes (multimídia, website), contato direto com profissionais qualificados e artistas de destaque que o
“Canta Gente Boa” buscará atingir resultados. A proposta é construir e realizar um projeto através da cooperação, e de um processo baseado nas diversas expressões culturais, que permitam ativamente o combate à discriminação, exclusão e constrangimento, e que promova a auto-estima, visibilidade, talento e integração de redes interculturais.
Semana da Brasilidade
Canta Gente Boa em homenagem ao Darcy Ribeiro



Postado por: Karina Adlin

terça-feira, 5 de outubro de 2010

O CORUJÃO RECOMENDA! Teatro dos sentidos. Direção: Paula Wenke


TEATRO DOS SENTIDOS, com a peça "Feliz ano novo!", dias 07 a 10 de outubro no Teatro de Arena Caixa Cultural, às 19h30min. 

Classificação: 12 anos.

"Venham nos "assistir", de olhos vendados!" 


Ingressos a 10,00 e 5,00 (meia entrada).

* Para portadores de DEFICIÊNCIA VISUAL a entrada é FRANCA
Direção: Paula Wenke
Elenco: Cacau Berredo, Camila Maia, Daniella Macie, Igo Ribeiro e grande elenco.

Postado por: Karina Adlin

Roberta Ditz no programa Rio Cultural

Corujada, segunda-feira 04/10 as 14 horas, nossa poeta coruja Roberta Ditz, estará no Programa Rio Cultural da Rádio Rio de Janeiro ( 1400 KHz AM).
Mostrando um pouco do trabalho com músicas que compõe em conjunto com a "boa e velha poesia".

Postado por: Karina Adlin

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O CORUJÃO RECOMENDA! Lançamento de livros!

Lançamento dos Livros "Chão Inquieto" de Pedro Rocha e "Pele Tecido" de Ericson Pires. 05/10/2010 na livraria Timbre, Shopping da Gávea, a partir das 19 hrs

Vejam no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=wSNsReUb6gE


Postado por Karina Adlin 

terça-feira, 29 de junho de 2010

FESTA DE SÃO PEDRO SOB O "COMANDIO" DO "PADIM" BEN JOR! OCÊ VAI PERDER?

                                       
É HOJE! A PARTIR DE MEIA-NOITE NO LETRAS & EXPRESSÕES DO LEBLON!

Arte e flyer by Caró Lago - Imagens da Bag Coruja by Lei Oli

                                        CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

POESIA NO SESI - RJ - Maiakovski em Abril

[PoEsiA 
     no SESI-RJ]

Recitais com poetas contemporâneos e grupos de poesia do Rio de Janeiro

| Apresentação | Claufe Rodrigues e Mônica Montone

| Poeta homenageado | Maiakovski | 80 anos de morte

| ABRIL | todas as quartas | 12h às 13h | Entrada Franca

| Dia 07 | Gilberto Mendonça Teles e Alexei Bueno

| Dia 14 | Mano Melo e João Luiz de Souza & Corujão da Poesia

| Dia 28 | Pedro Lage e grupo Elllas & os Monstros

Na sequência, haverá exibição de programas documentais sobre os escritores homenageados.

Obs: Dia 21 (feriado) não haverá apresentação.

Toda quarta-feira, das 12h às 13h, o Projeto Poesia ocupa o foyer do teatro SESI Centro, com o objetivo de proporcionar um painel com o melhor da poesia produzida no Rio de Janeiro na atualidade e homenagear, mês a mês, um grande poeta. O homenageado do mês de abril será Maiakovski e terá seus poemas recitados por diversas personalidades. 

Classificação Livre. Evento sujeito à lotação.

| Teatro SESI Centro |
Av. Graça Aranha, nº 1 - Centro (Cinelândia)

| Informações |
0800 0231 231


| Realização |
Sistema Firjan
SESI-RJ

| Apoio |
Globo News
TV Brasil

Corujão da Poesia de Niterói no Jornal do Brasil on line!

Clique aqui e confira!

segunda-feira, 22 de março de 2010

segunda-feira, 15 de março de 2010

CORUJÃO DE NITERÓI,15/03, SERÁ NO CONVERSA FIADA, EM SÃO FRANCISCO!!!!!!!!

ÔPA! Mudança de última hora. Desculpas, mas precisamos mudar o local do Corujão da Poesia e da Música de Niterói-Universo da Leitura, da próxima segunda-feira, 15/03. O evento acontecerá nos mesmos moldes, GRATUITO e com MICROFONE LIBERADO, mas será no Bar CONVERSA FIADA, na Rua Quintino Bocaiuva, 325 - 2710-9153 - Praia - São Francisco - ao lado do Shopping LIDO. Começaremos às 20h30m e vamos até duas da madrugada. Favor repassar esta informação aos nossos/as aliados/as. Contamos com você e sua capacidade de multiplicar esta informação.
Um abraço e até segunda no CONVERSA FIADA em SÃO FRANCISCO, quando teremos mais uma noite de muita arte, alegria e de ativismo sociocultural!!!


João Luiz de Souza.
Assessor de Cultura da UNIVERSO.
www.universo.edu.br
www.corujaodapoesiaedamusica.blogspot.com
www.corujaodapoesia.com

sábado, 27 de fevereiro de 2010

O Corujão da Poesia apresenta


ENTRE A MUSA E A AMANTE
Recital com o Poeta Pedro Lyra,
de poemas do seu livro
Desafio – Uma poética do amor.

Com a participação de:

Natália Parreiras
– como introdutora;
Bárbara Eliodora – no papel da amante;
e Maria Reis – no papel da musa.

Dia primeiro de março, segunda-feira, a partir das 22 horas,
no Bar São-Nunca, praia de Icaraí em Niterói.


Com 9 livros de poesia, 4 de ensaio e 4 de crítica, Pedro Lyra é um dos nomes mais representativos da Geração-60 no Brasil, geração que ele mesmo definiu e introduziu na cadeia evolutiva da poesia brasileira com seu livro Sincretismo (de 1995), um misto de ensaio e antologia.

Faz crítica de poesia para o Jornal do Brasil, é professor Titular de Poética da UENF-Campos e tem Pós-Doutorado na Universidade de Paris/Sorbonne, onde foi “Chercheur Invité” por dois anos (2004-05).

Desafio é um conjunto de 269 sonetos pós-modernos - um vasto painel do amor, enfocado nas suas diversas situações, onde o poeta se debate em diálgos com a mulher, que ora fala como musa, com a voz da sabedoria, ora como amante, com a voz do desejo.

Figurou por 3 anos na lista de obras do vestibular da Universidade Federal do Ceará e recebeu uma avalanche de comentários altamente consagradores da juventude cearense, espontaneamente formulados no Orkut e em diversos outros sites da Internet, onde podemos encontrar dezenas de transcrições de sonetos desse livro, já na 3a edição.

No fim do recital, o poeta fará sorteio de alguns dos seus livros.

A gente se vê por lá!

Saudações Coruja,

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O CORUJÃO RECOMENDA: A HISTÓRIA DOS SEIOS DE ROSÁLIA MILSZTAJN

 

Lançamento do livro dia 8 de março, segunda-feira, Dia Internacional da Mulher, a partir das 18h, na Casa de Cultura Laura Alvim, Ipanema.
Em A História dos Seios, Rosália Milsztajn explora as metáforas que envolvem esta parte da anatomia que é sinônimo de identidade feminina. Nestas páginas desfilam o orgulho e o pudor no peito das meninas-moças, os seios como armas de sedução na juventude, como símbolo de amor e alimento na maternidade. E é com delicadeza e coragem que a autora expõe a dor de mulheres cujos seios abrigam não só filhos e amantes, mas a ameaça de uma doença.
Psiquiatra, psicanalista e poeta, Rosália Milsztajn sabe explorar com rara sensibilidade feminina o delicado tema do câncer, sem autopiedade nem dramatismo. Através de breves histórias, a escrita de Rosália ilustra a insegurança com os primeiros sutiãs, o orgulho com os seios jovens, a vergonha do peito caído, a alegria da amamentação. Ao mesmo tempo, partilha a experiência de mulheres corajosas, que viveram o impacto do diagnóstico, a dor da mastectomia, o renascimento através das mamas de silicone. 
Intercalando poesia, emoção e ironia, as histórias deste volume rejeitam os subterfúgios e enfrentam de peito aberto os diversos momentos da batalha contra o câncer, pela vida. Dando voz aos temores e esperanças destas mulheres, geralmente silenciadas pelo sofrimento, a autora desenha pequenos retratos que compõem, em última instância, um mosaico sensível do feminino.

“Em suma, diversas figuras do imaginário feminino repontam em A história dos seios, entremeadas por relâmpagos de ironia, reflexão e poesia. Tudo isso faz com que o livro de Rosália seja imperdível, por sua coragem de falar sem subterfúgios de um tema tão fundamental, mas quase sempre engolfado por um erotismo prêt-à-porter, ou oculto pelo pudor de exibir a dor. Os seios, essa grande metáfora sob a qual todos nos abrigamos gregos e baianos, desde que o mundo é mundo". 
Geraldo Carneiro

Sobre a autora:
Rosália Milsztajn já publicou quatro livros de poesia: No Azul (Imago, 1991), Itgadal – Memória dos Ausentes (Diadorim, 1997), Luminosidades (7Letras, 2000) e Aqui dentro de mim (Aeroplano, 2003). Foi idealizadora de alguns eventos de poesia em livrarias do Rio de Janeiro e já teve seus poemas publicados em diversas antologias, revistas e jornais. Em 1999 venceu o Prêmio SESC de Poesia do Estado do Rio de Janeiro.


Serviço:
A história dos seios, de Rosália Milsztajn
para adiquirir visite o Blog www.ahistoriadosseios.blogspot.come peça o seu!
64 páginas | R$ 28,00

O Corujão da Barra de 22/02. Surpresa total. Confira as fotos e saiba mais!!!






Clique na montagem para ampliá-la!



Olá, paz e saúde!
Quem pode imaginar que numa segunda feira após uma semana inteira dedicada ao CARNAVAL, dezenas de cariocas (E TURISTAS) reúnam-se numa LIVRARIA (A NOBEL DO SHOPPING DOWNTOWN) para lerem poemas, crônicas, fragmentos literários e cantarem canções inesperadas, autorais etc????
Nós não só imaginamos, como promovemos mais esse econtro do CORUJÃO DA POESIA E DA MÚSICA DA BARRA DA TIJUCA-UNIVERSO DA LEITURA. Confira as fotos e muito obrigado pelos livros arrecadados para as nossas BIBLIOTECAS SOLIDÁRIAS. Obrigado ao Jornal O GLOBO BARRA pela cobertura! OBRIGADO!!!
Segue o link das fotos  da noite. Trabalho do fotógrafo e estudante de História Vitor Vogel.

http://picasaweb.google.com.br/vogel.vitor/20100222CorujaoDaPoesiaBarra#

Depois de uma noite linda como a de ontem, só mesmo mais um poema.
AMOR
Thereza Christhina R. da Motta

Respondo-te com o mesmo calor,
com o mesmo entusiasmo lançando-se sobre mim.
Respondo-te com as mesmas palavras longínquas,
o mesmo ardor do tempo,
que só responde a perguntas com o silêncio.

Somos os olhos bravios da tempestade,
o vórtice do furacão,
a manhã estrelada de tantas auroras antigas
– memória restaurada com as mãos ainda leves e breves.

Respondo-te com o que sei de mais límpido e transparente,
meus cristais sobre a areia ainda úmida da manhã.
A praia que nos cerca é fronteiriça
e nos abre os limites da espera e da vida.

Toda vida está diante de nossos olhos,
como o mar que nos aguarda
se o singrarmos.

Partimos para descobertas irrealizadas,
cruzamos outros mares por descuido
e voltamos, exaustos e mudos,
à mesma praia,
à mesma origem,
ao mesmo templo diante do abismo.

Avançamos sobre as águas
– cortando a lâmina fina do esquecimento.
Lembramos quem somos e o sabemos
– toda vida está aonde a colocamos,
vibrando a única melodia
que conhecemos:
amor.

Com os cumprimentos da Comunidade Acadêmica UNIVERSO e dos/as Corujas.

João Luiz de Souza.
Assessor de Cultura da UNIVERSO.
www.universo.edu.br
www.corujaodapoesiaedamusica.blogspot.com
www.corujaodapoesia.com

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

CRÔNICA DA SEMANA:

TIJUCA, TODA PODEROSA DO CARNAVAL CARIOCA
João Pedro Roriz*

Nunca fui no Borel, mas sou tijucano de coração. Todos os anos, canto os samba-enredos, já fui destaque e autor de enredo da escola, mas nunca fui no Borel... não parece um pouco de hipocrisia? Para o meu consolo, metade dos cartolas da escola jamais colocou os pés no morro... muito menos a enorme maioria de musas e artistas que desfila pela escola na Sapucaí.

Ano passado, achei que fôssemos cair... foi fraquinho! Mas esse ano, meu Deus... que coisa absolutamente fantástica. A mágica da Comissão de Frente valeu por toda a escola, que estava linda.

Agora, diante de tanta nota 10, fico meditabundo... Que ano maravilhoso para esse carioca de sangue quente: Mengão campeão nacional e Tijuca vencedora do Carnaval carioca! 2010 começou muito bem.

Mas, deixa eu falar um pouquinho do trabalho de uma vencedora: Fabiana Amorim, Diretora de Marketing da Unidos da Tijuca. Oh, mulher batalhadora, pertencente ao time de campeões que levou a escola a esta primeira colocação no carnaval.

Segundo as boas línguas, o presidente Fernando Horta teria dito: "todos os meses quando eu preparo os cheques para pagamento de pessoal, o da Fabiana é o que me dá mais satisfação". Isso porque a escola não alcançaria essa colocação sem as parcerias com empresas privadas e com as inúmeras atividades remuneradas que a diretora realizou durante todo o 2009.

E claro, a Tijuca de hoje leva a chancela de Paulo Barros. Ainda bem que o carnavalesco deu a volta por cima e teve a tranquilidade e a liberdade de trazer novidades para a avenida. Há quanto tempo não perdemos o fôlego com um desfile? A última vez que me empolguei dessa maneira foi quando o homem voador do Joãozinho Trinta atravessou a avenida vestido de pássaro e quando Carlinhos de Jesus ressucitou Cartola na Comissão de Frente da Mangueira.

Esse é o resultado de uma diretoria poderosa, com olhar perspectivo, aliado a um gênio criativo! Mais do que merecido esse primeiro lugar, mostrando que o Carnaval carioca não é um jogo de cartas marcadas.É poesia, arte, papel e cola, sentimentos, intelectualidade e emoção... acima de tudo e de todos! Nunca coloquei os pés no Borel, mas o amo, e o saúdo! Parabéns Unidos da Tijuca!


*João Pedro Roriz é escritor e jornalista

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O PADRINHO FAZENDO A FESTA NO ÚLTIMA DIA 9 NO CORUJÃO DO LEBLON!

Quem nos envia o registro é o nosso parceiro querido JÚLIO PEREIRA!

CONFIRA!


VÍDEO 1




VÍDEO 2





FÁBIO NUNES ABRINDO A NOITE!

Saudações Coruja,

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

EXTRA!!! CORUJÃO DA POESIA E DA MÚSICA SERÁ NA QUARTA FEIRA NA LETRAS DO LEBLON, MEIA NOITE...

Como ficamos de informar, segue a confirmação: o Corujão da Poesia e da Música-Universo da Leitura será na quarta-feira de cinzas na Letras&Expressões do Leblon.
 Meia noite!!!


E aqui fica registrada a nossa dor e tristeza pela "partida para o céu dos poetas" do nosso querido ROMULO . É para ele que dedicamos nossos poemas, canções e preces esta semana.


Com a fé de que a VIDA é ETERNA e PERENE. AXÉ!!!


João Luiz de Souza.

EXTRA!!! CORUJÃO DA POESIA E DA MÚSICA SERÁ NA QUARTA FEIRA NA LETRAS DO LEBLON, MEIA NOITE...

Como ficamos de informar, segue a confirmação: o Corujão da Poesia e da Música-Universo da Leitura será na quarta-feira de cinzas na Letras&Expressões do Leblon.
 Meia noite!!!


E aqui fica registrada a nossa dor e tristeza pela "partida para o céu dos poetas" do nosso querido ROMULO . É para ele que dedicamos nossos poemas, canções e preces esta semana.


Com a fé de que a VIDA é ETERNA e PERENE. AXÉ!!!


João Luiz de Souza.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

OBRIGADO!!! O Corujão da última terça foi pura magia. Confira as fotos e anime-se!!

O temporal que caiu no Rio de Janeiro não afastou as mais de 130 pessoas que acorreram à Livraria Letras&Expressõesdo Leblon para mais uma edição do Corujão da Poesia e da Música-Universo da Leitura. De presente, tivemos um show do nosso padrinho JORGE BEN JOR inteirinho para nós. O MESTRE DA MPB estava com a corda toda, acompanhou os poetas com o seu violão mágico e recitou um dos poemas de SHAKESPEARE de cor. Vale lembrar que a tradução do poema é de nossa aliada Thereza Christina R. da Motta. Tudo isto você pode conferir nas fotos que estão no link abaixo e foram registradas pelo colaborador JULIO PEREIRA. Obrigado a todos que enfrentaram a chuva e nos ajudaram a fazer uma madrugada de puro encantamento e alegria!!!
Obrigado pelos mais de 400 livros arrecadados. VIVA!!!
O nosso próximo encontro na BARRA DA TIJUCA, será no dia 22, na Livraria NOBEL, no Shopping Downtown.
Link das fotos - Corujão da Poesia em 09 de Fevereiro de  2010 - com 111 fotos on line...

http://picasaweb.google.com/julioinx/CorujaoDaPoesia100209  - com 111 fotos on line...

Poema da noite:
Blade Runner
       Fernando Stickel
Futuro vermelho
chove
som percute
poesia repercute
no fundo do seu olho
tenso
então brinde
arte hoje
sempre.

Com gratidão e em nome de toda Comunidade UNIVERSO e de todos/as  CORUJAS, um bom e alegre Carnaval. Viva MOMO!!!

João Luiz de Souza.
Assessor de Cultura da UNIVERSO.
www.universo.edu.br

sábado, 6 de fevereiro de 2010

AI DE TI, HAITI por Tavinho Paes

MEUS CAROS,

... perdão: é verão, tá quente, tem carnaval, NINGUÉM QUER SABER DE NOTÍCIA RUIM E PENSAR DÓI e eu, sendo poeta, deveria ficar só fazendo poesia que é um pouco menos chato do que política!
... mas, lendo o Le Monde Diplomatique, achei que deveria pensar um pouco a respeito de dados que fui recolhendo em 5 matérias diferentes e em diferentes edições do jornal e mixei num artigo só...
... é curto, informativo; mas não é obrigado a ler nem comentar ou passar adiante!

ai de ti, haiti

.... achei esquisito: em apenas uma semana o Pentágono mobilizou para a ilha do Haiti um porta-aviões, com 33 aviões de socorro e 6 F-14 TOMBCATs; 6 navios de guerra (incluindo um destryer nuclear e dois cruzadores), além de 11 mil soldados.
A Minustah, missão da ONU para a estabilização do Haiti chefiada pelo Brasil, tinha apenas 5 mil soldados.
Porque será?Sabemos que a hegemonia dos EUA no seu “quintal” tem uma pedra no sapato: o Brasil democrático dos dias de hoje; e nele, a situação geopolítica global é a seguinte.

– o petróleo é uma riqueza importante; mas é preciso extraí-lo e transportá-lo, o que significa investimento, e, em consequência, estabilidade política.
– será que o Brasil já é uma potência global:
Avaliem o seguinte:

– O Brasil é o segundo dos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), ficando atrás em importância apenas da China.

– dos dez maiores bancos do mundo, três são brasileiros (e cinco chineses). Nenhum destes dez bancos é norte-americano ou inglês.

– o Brasil tem a sexta reserva mundial de urânio (com apenas 25% de seu território investigado) e estará entre as cinco maiores reservas de petróleo quando for concluída a prospecção da bacia de Santos.

– as multinacionais brasileiras figuram entre as maiores do mundo. A Vale do Rio Doce é a segunda mineradora e a primeira em mineração de ferro; a Petrobras é a quarta empresa petrolífera do mundo e a quinta empresa global por seu valor de mercado; a Embraer é a terceira empresa aeronáutica, atrás apenas da Boeing e da Airbus; o JBS Friboi é o primeiro frigorífico de carne de gado bovino do mundo; a Braskem é a oitava petroquímica do planeta. E por aí vai...

– ao contrário da China, o Brasil é auto-suficiente em energia e será um grande exportador.

– nossa maior vulnerabilidade, a militar, pode ser superada graças à associação estratégica com a França. Nesta década, o Brasil fabricará aviões caça de última geração, helicópteros de combate e submarinos devido à transferência de tecnologia francesa.

– dados do FMI confirmam: até 2020, se não antes, será a quinta economia do planeta.

– o Brasil já controla boa parte do Produto Interno Bruto da Bolívia, Paraguai e Uruguai, tem uma presença significativa (no mínimo) na Argentina, da qual é sócio estratégico, assim como no Equador e no Peru, porque estes facilitam seu acesso ao Pacífico.

E tudo isso ocorre debaixo do nariz dos EUA. Aí está o osso mais duro para a IV Frota.

O Pentágono desenhou para o Brasil a mesma estratégia que aplica na China: gerar conflitos em suas fronteiras para impedir sua expansão e influência, a exemplo da Coréia do Norte, Afeganistão, Paquistão, além da desestabilização da província de Xinjiang, de maioria muçulmana.
Na América do Sul, uma constelação de bases militares do Comando Sul circunscreve o país pela região andina e o sul. A pinça se fecha com o conflito Colômbia-Venezuela e Colômbia-Equador.
Agora contará com o porta-aviões haitiano, que desloca da ilha a presença brasileira, até agora dominante, à frente da Minustah. É uma estratégia de ferro, friamente calculada e rapidamente executada.

O problema a ser enfrentado pelas nações e povos da região é que as catástrofes naturais serão uma moeda de troca – e um grande pretexto - nas próximas décadas. Isso é apenas o começo. A IV Frota será o braço militar mais experimentado e melhor preparado para intervenções “humanitárias” em situações de emergência.

Aliás, o que vem ocorrendo no Haiti é apenas a prática mais atualizada daquilo que Naomi Klein chama de “Capitalismo de Desastre” – vide tsunamis, katrinas, iraques & outros onze de setembro – e o terremoto do Haiti literalmente caiu do céu para os rapazes de Washington.

PRA TERMINAR: vou citar Condoleezza Rice, a fada madrinha das hecatombes neoliberais, em nota ao Congresso Americano após o Onze de Setembro: ”Esta é uma oportunidade maravilhosa!!!!!!!!!!!!!!”



TAVINHO PAES
www.tavinhopaes.com.br
http://photophophoka.livejournal.com
www.imeem.com/tavinhopaesx-mix
http://tavinhopaes.wordpress.com

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

POEMA DA NOITE - GENTIL MOREIRA

PINHEIRAIS


Embrenhei-me nos pinheirais escuros.
Espessas carquejas atrasam meus passos
Rompo por veredas verde escuras
Onde me perco por caminhos escassos.


Em curto tempo estou cansado
A natureza teima em esconder o caminho,
Com carquejas,urzes e queiroz .
Já estou envolvido pelo desalinho>


Vejo perdizes,vejo gaios,vejo cucos.
Ouço o farfalhar das folhas secas:
Uma cobra foge ao ouvir meus passos,
Um raio de sol rompe as copas.


Surge um ribeiro de agua limpa .
Que serpenteia languido e "que é meu"
Onde borboletas vão pousar ao lado das rãs,
Que calam ao persentirem que alguem chegou!


Paro diante de tanto encantamento
Eu, que sou parte de tudo aquilo
Não quero pensar que num momento
Uma fagulha,um fosforo podem causar um tormento!


GMS 30-01-10

LEANDRADE COM A PARTICIPAÇÃO DE TRUPE CORUJA APRESENTA NOVO HIT DO CARNAVAL AO REDOR DO MUNDO: PARA GRINGO TAMBÉM PODER VER!

sábado, 23 de janeiro de 2010

24/01,DOMINGÃO, das 20h às 3 da madrugada, Corujão da Poesia e da Música, no São Nunca, Icaraí - GRÁTIS!!!!




E no DOMINGO, dia 24/01, nos reuniremos mais uma vez para o nosso Corujão da Poesia e da Música-Universo da Leitura, com o seu tradicional microfone liberado, no Botequim São Nunca (ENTRADA FRANCA), das 20h até 3 da madrugada. Não se destrua torrando na PRAIA, guarde um pouco de energia para o DOMINGO à noite!!!!

Ficamos por aqui, gratos à VIDA por ter nos presenteado com tantas pessoas fantásticas no Corujão de Niteroi, pelos novos amigos e amigas e pelas parcerias e projetos que foram e estão sendo desenvolvidos a partir de nossas convivências. Vamos juntos e misturados!!!!


Com o nosso afeto e fé (coletiva) num mundo mais humanizado.

João Luiz de Souza.
Assessor de Cultura da UNIVERSO.
www.universo.edu.br
www.corujaodapoesia.com

domingo, 17 de janeiro de 2010

NESTA SEGUNDA, 18, NOVO CORUJÃO DA POESIA DA BARRA NA LIVRARIA NOBEL - DOWNTOWN!



Clique na imagem para ampliá-la e para saber mais detalhes!

A Poesia não pode se omitir: o abalo sofrido pelo Haiti, também é nosso!

Repassamos com carinho, a iniciativa do nosso coruja Luiz Fernando Prôa e contamos com a sua ajuda para multiplicar essa informação:

Caros amigos, artistas, redes sociais, e quem mais estiver em condições de ajudar, colaborem com esta iniciativa do Viva Rio. Vamos ajudar a diminuir a dor desses irmãos de planeta, o sofrido povo haitiano.

Quem puder repasse!

Obrigado!


LFP
www.almadepoeta.com


Viva Rio abre conta para ajudar desabrigados no Haiti


http://www.vivario.org.br


Presente desde 2004 no país, onde desenvolve projetos sociais ligados às áreas de segurança, desenvolvimento e meio ambiente, o Viva Rio mantém uma equipe de mais de 400 pessoas trabalhando nos projetos, sendo nove brasileiros.

Segundo informações do Haiti, os brasileiros que trabalham na ONG e os estudantes da Unicamp que faziam uma pesquisa de campo no país, estão bem. A sede do projeto sofreu apenas pequenas rachaduras e está abrigando milhares de vítimas. O complexo comunitário de 25 mil metros quadrados fica em Bel Air, um bairro pobre no centro da capital. Os militares brasileiros que fazem parte da Missão de Paz da ONU no Haiti (Minustah) estão trabalhando no atendimento às vítimas, e brigadistas treinados pelo Viva Rio estão se mobilizando para prestar auxílio aos desabrigados.

O aeroporto de Porto Príncipe foi parcialmente destruído dificultando a chegada de alimentos e material para a população desabrigada. O Viva Rio abriu uma conta para receber doações que serão usadas para compra de gêneros alimentícios, água e medicamentos.

Faça a sua doação na conta:
Banco do Brasil
Agência 1769-8
Conta 5113-6

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

TAVINHO PAES, ARNALDO BRANDÃO E TICO SANTA CRUZ EM MARCHA PARA O CARNAVAL 2010!

Em marcha cultural pra lá de divertida, lá vai uma inédita de carnaval!!! Algo que só não é mais antigo do que o pierrô (chato e coitadinho), o arlequim (espertinho e vigarista) e a colombina (sem uma garota, a festa não existe) ... VIAJE ... COMENTE!!! E ESPALHE!!!

Criada a partir de um cacófato atribuído ao poeta Manuel Bandeira, em crônica apócrifa citada por Jayme Ovalle, com arranjos do maestro Julinho Teixeira. Baixo: Arnaldo Brandão. Bateria: Marcelo Callado; Guitarra: Lúcio.

Confira abaixo a letra de Tavinho Paes, musicada por Arnaldo Brandão e interpretada por Tico Santa Cruz:

ME ACUDA MÃE

(Tavinho Paes - Arnaldo Brandão)

... me acuda mãe, me acuda, me acuda mãe...

a milícia tá querendo me pegar

o traficante não me vende mais fiado

o bicheiro não me deixa

no seu bicho jogar

tem um agiota me cobrando uma nota

que eu juro que com juros

fiquei duro mas paguei

tô na vadiagem, mas não tenho coragem

de meter a mão num ferro

e virar fora-da-lei

desempregado...

ontem eu fui despejado

comigo dá tudo errado

eu perdi tudo que eu ganhei


já nem me lembro com quem eu fui casado

eu fui abandonado

e a minha mulher virou gay!


VIDEO TEMPORÁRIO, SAMPLEADO NO YOU TUBE, PARA SIMPLES INFORMAÇÃO VISUAL.
 
Saudações Coruja,

POEMA ARREBATADOR:

Sentimento Súbito
de Lucila Nogueira

A Cícero Belmar

Porque você nada sabe da insônia
não venha assim desavisado com esse universo de frases protocolares
e toda uma higiene pasteurizada de ternura
cuidado e não se aproxime demais
existe uma parte de mim onde ninguém chegou ainda
e o desespero sempre faz com que a gente precise acreditar em tudo
estou ficando cada vez mais com medo desse sentimento súbito

a água que lavou as letras da biblioteca
é um sinal de que o amor e a palavra exigem renovação
que tanto estudo não resolve o desamparo
e que continua desabitada a casa que sou

finjo-me autobiográfica e renasço como personagem
espasmo de eletrochoque eu sirvo o meu senhor
ducha de eletricidade eu sirvo o meu senhor
e basta o seu tom de voz ser um pouco menos terno
que eu já sinto dor


como quem escolhe uma salada de rúcula
em um cardápio de veludo escuro
você está sentado numa poltrona de aço
que já começa a ser engolida
pelo mar vulcânico da minha loucura

não sei porque tudo vinha tão vagarosamente de modo calmo
e de repente foi aquele estalo aquele sobressalto
e você não entendeu nos intervalos de linguagem
o meu jeito pelo avesso de cantar um blue

você não entendeu nada
você não percebeu que eu sou um fósforo apagado
esquecido na fuligem com memória do passado
que a vida cai pesadamente em meu cabelo azulado
e para a tela grande perder o colorido basta uma pilha se gastar

por isso eu chego a ti numa bolha de sabão gigante
soprada no canudo de mamoeiro do quintal da infância
onde aprendi a noite o sol os cristais coloridos e as músicas ciganas
daí que basta você me tocar e eu retorno à vida
quebra-se o encanto e o feitiço
e saio para a realidade carne que se desprende das páginas do livro

escrevo sobre a vida como um exorcismo
não tenho remorso do que vivo
o meu poema é o sinônimo da minha pele exposta
na implosão do muro de Berlim dos sentimentos físicos

sinal vermelho
rostos vazios
caminhei coberta de sargaços na avenida
como um insignificante alfinete atraído por um imã
e perdi o sono perambulando nos telhados
á procura das palavras mais precisas
quando finalmente descobri que o que importa mesmo sempre está implícito

e agora
eu só quero que você ouça minha voz subterrânea
ecoando muito além de toda superfície
mesmo que em mim nada esteja a salvo
quero que observe com perplexidade como eu tenho estilo
e a melancolia dos meus olhos claros
atravessa nervosamente o cosmos como um neutrino
argila submarina de abalos sísmicos na manhã de uma rua vazia de domingo

hoje falta-me companhia para sair e beber um vinho
nada acontece e eu não sei como faço para manter-me viva
nada acontece e eu fico inerte sem regresso nem partida
devo mudar uma vida que já não me serve
mas ando muito cansada de ser sempre eu a tomar todas as iniciativas

você não entendeu nada
e eu estava dizendo apenas na verdade
que subitamente eu fui ficando perturbada
você me lê somente para encontrar suas palavras
mas eu venho de uma raça de saltimbancos e acrobatas
e brilham relâmpagos da tempestade nos meus gestos delicados

o meu corpo flutua como sílabas de imagens congeladas
e nessa opressão desarticulada decido desesperadamente ficar calada
mas não esqueço o convite para ver as estrelas num deserto do Marrocos
nem a minha estranha fuga automática daquele mundo cor-de-rosa entre penhascos
para voltar aqui e ficar sempre à espera do destino e do a acaso
sentinela do nada

e a vida passa como as nuvens na janela
da próxima vez eu vou ter mais cuidado
porque das outras sei que estraguei tudo
só por ter medo de encarar a realidade

eu vou telefonar
depois a gente se fala
agora eu não posso acordar
entenda que eu carrego a saudade das aves migratórias
que sobrevoam os alpinistas do círculo polar

porque você nada sabe da insônia
e existe uma parte de mim onde ninguém chegou ainda
e o desespero sempre faz com que a gente precise acreditar e em tudo
estou ficando cada vez mais com medo desse sentimento súbito.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

05/01/2010, Corujão do Dia de Reis. Traga um presente para uma criança...



O nosso Padrinho JORGE BENJOR sugeriu que fizéssemos uma edição especial no dia 05 de janeiro, celebrando o Dia dos Santos Reis e trazendo algum presentinho para uma criança. Todo e qualquer presente será bem vindo. Eles serão destinados a uma Instituição séria. BENJOR comandará a roda de poesia e música da madrugada. Teremos rabanadas e uma breve encenação da chegada dos REIS.
No dia 04 ainda não teremos Corujão em nosso novo endereço na Barra da Tijuca. Descansaremos, recarregando as energias para o esperado dia 05 (madurugada do dia 06). Tudo na Letras&Expressões do Leblon, na terça-feira, a partir da meia-noite quando já será dia 06. Um abraço e Feliz Ano Novo!!!!

João Luiz de Souza.
Assessor de Cultura da UNIVERSO.
www.universo.edu.br
www.corujaodapoesia.com

EXPEDIENTE:

Este blog é parte integrante do site corujaodapoesia.com

Mantido por Natália Parreiras.